Registro de diplomas na UFSCar:
 

O Registro Acadêmico é a parte nobre de uma instituição de ensino, em seu campo administrativo-operacional. Tudo parte dali, tudo é checado e testado ali, tudo é registrado e demonstrado ali, no que respeita à atividade-fim institucional - o ensino, seja graduação ou pós-graduação.

Após a Resolução CNE/CES No. 12 de 14 de dezembro de 2007, qualquer universidade credenciada pode registrar diplomas expedidos por instituições não universitárias.

Após a decisão de registrar diplomas na UFSCar, todos os documentos referentes a processos de diplomas pendentes devem ser retirados dos setores registradores anteriores. Não podemos registrar diplomas de uma IES com outras universidades ao mesmo tempo.

A UFSCar presta serviços de registro de diplomas, sendo essa uma relação exclusiva entre Instituições e a taxa cobrada por este serviço não deve ser repassada aos alunos.

 

ATENÇÃO: Para atendimento aqui na Divisão de Registro de Diplomas, sempre agendar pelo telefone (16) 3351 8126.

 

Documentos necessários para o Cadastro da IES no Registro de Diplomas, que devem ser enviados  por e-mail, digitalizados (.doc ou .pdf):

  1. Decreto ou Portaria de Criação da IES;

  2. Cópia Regimento Interno da Instituição;

  3. Portaria de Reconhecimento do(s) curso(s). Se o curso ainda não foi reconhecido, enviar a Portaria de Autorização;

  4. Estrutura Curricular e vigência do(s) curso(s) - enviar conforme modelo solicitado (HE em branco).

Enviar tudo digitalizado. Não enviar impresso.

 

Montagem do Processo: Capa impressa em pasta, de cartolina ou papel almaço sem pauta, contendo os seguintes documentos:

  1. Histórico Escolar do curso a ser registrado; 

  2. Diploma do curso a ser registrado;

  3. Cópia do Certificado de conclusão do Ensino Médio ou Histórico Escolar que declare que o aluno concluiu o Ensino Médio. Diploma registrado de outro curso superior substitui este certificado. Consulta para confirmação no link http://www.gdae.sp.gov.br/gdae/publica/ConsultaPublica.jsp transcrevendo o RG do aluno sem pontos e dígito;

  4. Cópia da Carteira de Identidade;

  5. Outros documentos relacionados ao processo, como por exemplo cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovando o nome do aluno diferente do RG.

Importante

Os processos podem ser enviados pelo correio, endereçados a esta Divisão, com ofício de encaminhamento em 2 vias, e recibo original de depósito da taxa de serviços no valor total e igual da remessa, conforme Portaria de Taxas da UFSCar. Enviar outro ofício relacionando 2as. vias, Apostilas.

 

Opcional:
 

Estamos recebendo remessas de processos de diplomas com documentos digitalizados, não sendo necessário enviar impresso. O processo pode ser entregue contendo somente o diploma, conforme Instruções.

 

Prazo aproximado para entrega dos diplomas registrados: 6 meses.

 

Ver DICAS!!!