Registro de diplomas na UFSCar:
 

O Registro Acadêmico é a parte nobre de uma instituição de ensino, em seu campo administrativo-operacional. Tudo parte dali, tudo é checado e testado ali, tudo é registrado e demonstrado ali, no que respeita à atividade-fim institucional - o ensino, seja graduação ou pós-graduação.

Após a Resolução CNE/CES No. 12 de 14 de dezembro de 2007, qualquer universidade credenciada pode registrar diplomas expedidos por instituições não universitárias.

Após a decisão de registrar diplomas na UFSCar, todos os documentos referentes a processos de diplomas pendentes devem ser retirados dos setores registradores anteriores. Não podemos registrar diplomas de uma IES com outras universidades ao mesmo tempo.

A UFSCar presta serviços de registro de diplomas, sendo essa uma relação exclusiva entre Instituições e a taxa cobrada por este serviço não deve ser repassada aos alunos.

 

ATENÇÃO: Para atendimento aqui na Divisão de Registro de Diplomas, sempre agendar pelo telefone (16) 3351 8126.


Não enviar nenhuma documentação sem a aprovação e liberação da chefia da unidade.

 

Documentos necessários para o Cadastro da IES no Registro de Diplomas, que devem ser enviados  por e-mail, digitalizados (.doc ou .pdf)
Enviar tudo digitalizado. Não enviar impresso:

  1. Decreto ou Portaria de Criação da IES;

  2. Cópia do Regimento Interno da Instituição;

  3. Cópia do documento de nomeação do Diretor ou Diretora;
  4. Portaria de Reconhecimento do(s) curso(s). Se o curso ainda não foi reconhecido, enviar a Portaria de Autorização;

  5. Protocolo de entrada do(s) processo(s) de reconhecimento dos cursos (novos e renovações);
  6. Estrutura Curricular e vigência do(s) curso(s) - enviar conforme modelo solicitado (HE em branco);

  7. Cópia digitalizada de um diploma e de um HE para nossa correção, antes de enviarem os processos (recomendamos seguir nosso modelo);
  8. E-mail ativo que será cadastrado como sendo da instituição, que deverá ser consultado todos os dias.

 

Montagem do Processo: Capa impressa em pasta, de cartolina ou papel almaço sem pauta, contendo os seguintes documentos:

  1. Histórico Escolar do curso a ser registrado, devidamente assinado; 

  2. Diploma do curso a ser registrado, devidamente assinado;

  3. Cópia do Certificado de conclusão do Ensino Médio ou Histórico Escolar que declare que o aluno concluiu o Ensino Médio. Diploma registrado de outro curso superior substitui este certificado. Consulta para confirmação no link http://www.gdae.sp.gov.br/gdae/publica/ConsultaPublica.jsp transcrevendo o RG do aluno sem pontos e dígito;

  4. Cópia da Carteira de Identidade (RG);

  5. Outros documentos relacionados ao processo, como por exemplo cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovando o nome do aluno diferente do RG.

Montagem da Remessa:

  1. Ofício devidamente assinado e numerado, listando o(s) nome(s) dos alunos, curso etc. conforme modelo no link http://www.diplomas.ufscar.br/impressos.htm
  2. Processos em ordem alfabética, exatamente igual ao listado no ofício.
  3. Recibo de depósito original, no valor total e exato dos serviços solicitados.

Conferência do Processo

        É feito uma análise minuciosa do Diploma e  HE com a documentação recebida da instituição

        Se apresentar pendência, será enviado e-mail do sistema AVISO DE CADASTRO DE PENDÊNCIA -não responder.
        Qualquer dúvida, ligar para o conferente que assina o AVISO.

 

Importante

Os processos podem ser enviados pelo correio, endereçados a esta Divisão, com ofício de encaminhamento em 2 vias, e recibo original de depósito da taxa de serviços no valor total e igual da remessa, conforme Portaria de Taxas da UFSCar. Enviar outro ofício relacionando 2as. vias e Apostilas.




 


Prazo aproximado para entrega dos diplomas registrados: 2 meses (se não apresentarem pendência).

 

Ver DICAS!!!